quarta-feira, 16 de maio de 2012

JOVENS QUE LIDERAM


JOVENS QUE LIDERAM 
Quero apresentar aqui algumas características de um verdadeiro líder, já que os jovens, de uma forma ou outra, estão envolvidos, direta ou indiretamente com algum tipo de liderança. Medite em cada ponto desta questão segundo a Palavra de Deus e você será um Líder de Sucesso!
1 – empatia
Um líder é capaz de ver as coisas do ponto de vista de outras pessoas. Ele procura entender como outras pessoas se sentem. A Bíblia expressa essa idéia através daquilo que denominamos de regra áurea: “Como quereis que os homens vos façam, assim fazei-o vós também a eles”(Lc 6.31). Outros textos (Hb 13.3;1Pe 3.8; Gl 6.2). A empatia é essencial ao serviço e ao testemunho cristão, e, por conseguinte, à liderança cristã.
2 - Concretização dos alvos propostos (Fp 3.14)
Um bom líder é capaz de estabelecer alvos, metas e de esforçar-se até torná-los uma realidade. Um líder cristão estabelece alvos para si mesmo e para o seu grupo, dentro do aspecto da concretização dos propósitos de Deus.
3 – competência
Um líder é alguém que faz bem o seu trabalho. Ele é possuidor das habilidades necessárias para a concretização de seus propósitos. Ele conhece os fatos e sabe onde encontrar informações a fim de ajudar outras pessoas. Trabalha arduamente e estabelece alvos elevados para si mesmo e para aqueles que o seguem. (Pv 12.27; 22.29; 31.10-31; 2Tm 2.15)
4 – estabilidade emocional (Sl 27.14)
Um líder conserva-se “frio”. Mostra ser uma pessoa razoável, confiante e sempre animada. Não fica encolerizada facilmente, não é teimoso e não se deixa desencorajar à toa. Sabe reagir de maneira pacifica e graciosa, quando os planos não dão certo e surgem dificuldades.
5 – participação em algum grupo
                Todo líder tem um forte senso de fazer parte de um grupo. Tem consciência de interesses comuns, e aprecia trabalhar juntamente com outras pessoas. Para um líder evangélico, isso representa o relacionamento em um corpo, o que é explicado em 1 Co 12 e em Efesios 4. É absolutamente essencial a liderança cristã a compreensão  de que os indivíduos, tal como os diversos membros de um corpo, encontram sua verdadeira vida e utilidade quando bem ajustados e consolidados (Ef 4.16)
6 – capacidade de compartilhar da liderança (Ef 5.21)
                Todo bom líder trabalha bem ao lado de outros lideres. É capaz de aceitar a posição de líder intermediário, seguindo a outros com lealdade e respeito. E ele pode nomear lideres auxiliares, confiando aos mesmos o controle sobre determinadas tarefas.
7 – consistente e digno de confiança
                Um líder mostra-se consistente e outras pessoas podem depender dele. Ele comunica-se de forma honesta e clara sobre o que espera do seu grupo, e então ajuda para cada membro do grupo se mantenha atuando de conformidade com os planos. Não se mostra entusiasmado com um projeto, para então olvidar-se do mesmo, mudando subitamente de parecer, sem informar as outras pessoas de sua mudança. Jesus deixou perfeitamente claro que essas qualidades de consistência e de confiança são requeridas no serviço cristão (Lc 9.62).

Compilado por
Edson Luís Lunardelli
pastor

Nenhum comentário:

Postar um comentário