sexta-feira, 13 de maio de 2016

A Súplica das Nações

Súplica: província de Mbarara, Uganda - África / Cfan 

*Por Ronaldo Jesus

Ao debruçar-se sobre os escritos do economista e filósofo inglês do século XIX, Stuart Mill, uma frase em particular evidencia nosso ser, e estabelece em nossa alma uma reflexão: “Uma pessoa com crença tem a mesma força de noventa e nove que só tem interesse”. Partindo desse pressuposto fazer missões é um primor, uma magnificência da Igreja do Senhor, pois, ao destinar Paulo a carta à comunidade estabelecida em Roma expressa: “Como crerão se não há quem pregue? E como pregarão se não forem enviados?” (Romanos 10.12,15).

Profº Ronaldo Jesus / Acervo pessoal 
“Uma pessoa com crença tem a mesma força de noventa e nove que só tem interesse”, Stuart Mill

De acordo com cálculos estatísticos a situação missionária de nossa contemporaneidade está à beira do caos. Porquanto das 258 tribos indígenas brasileiras - conforme dados do IBGE - apenas 34 possuem o Novo Testamento em sua língua, ou seja, 136 não tem nada da Bíblia traduzida e 118 não possuem missionário.


Indígenas: uma realidade missionária brasileira / Internet

Existem somente 8% da força missionária mundial necessária em atividade, e caindo gradativamente nos últimos anos – conforme informações da “Revista Missões Portas Abertas”, edição de novembro de 2014.  Existem cerca de 100 milhões de crianças vivendo nas ruas, e, para cada 5 nascidas, 2 são abortadas (isto é, 40%), conforme dados da Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ. Existem cerca de 19 milhões de refugiados por causa de guerras e conflitos civis, conforme informe da Organização das Nações Unidas – ONU.

“A pobreza maciça e a desigualdade obscena são flagelos tão terríveis dos nossos tempos", Nelson Mandela 





Em todo o globo terrestre existem cerca de 22 milhões de prostitutas, espalhadas entre Amsterdã, China e Brasil, por exemplo. Segundo dados dos estados e prefeituras no mundo existem aproximadamente 520 milhões de favelas em condições subumanas, a ponto de Nelson Mandela, líder africano, em Londres de 2005 expressar: “A pobreza maciça e a desigualdade obscena são flagelos tão terríveis dos nossos tempos – nos quais o mundo se gaba de avanços sem precedentes nos campos científicos, da tecnologia, da indústria e da acumulação de riquezas – que elas devem ser vistas como males sociais tão graves quanto a escravidão e o *apartheid.”

"É como se estivéssemos na Idade Média onde os textos só estavam em poder da Igreja e do idioma em latim", professor Ronaldo Jesus


Uganda: evangelista Daniel Kolenda em Mbarara / Cfan

Cerca de 2,3 milhões são pessoas não alcançadas, e diante de dados histórico-culturais existem 8 mil povos ainda não alcançados. Compostos em nosso mundo linguístico por 6.809 línguas no mundo,  333 tem a Bíblia toda traduzida, 1.140 apenas trechos dela, 500 tem o Novo Testamento traduzido, e o mais trágico é que 4.500 línguas não possuem a Bíblia traduzida em seus respectivos idiomas. É como se estivéssemos na Idade Média onde os textos só estavam em poder da Igreja e do idioma em latim.

"Parece estarmos ouvindo os seus ardentes e suplicantes clamores: 'Passa a Macedônia e ajuda-nos'”, professor Ronaldo Jesus


Mbarara, Uganda / Cfan - Christ for All Nations

Esses dados são alarmantes e comoventes. Parece estarmos ouvindo os seus ardentes e suplicantes clamores: “Passa a Macedônia e ajuda-nos” (Atos 16.9). Pois em média, entre os últimos anos, calcula-se que morrem 85 mil pessoas no mundo por dia sem terem ouvido sobre Jesus. Por esta razão é de suma responsabilidade viver missões (Marcos 1.15 e 16). E ai de nós se não fizermos (1 Coríntios 9.16). Para o renomado pastor batista David Platt “o mundo está suplicando a ajuda da Igreja, como alguém que clama pelo pão espiritual”.


*Professor Ronaldo Jesus
Bacharel em Teologia – Faetesp
Especialização em Hebraico Bíblico e Exegese do Antigo Testamento – Fatisp
Curso de Extensão Universitária em Aramaico Bíblico – USP
Licenciatura em Filosofia – Unifai
Professor de Escola Bíblica Dominical
Cursando Faculdade de Pedagogia



*Nota da redação: o apartheid foi um regime de segregação racial adotado de 1948 a 1994 pelos sucessivos governos do Partido Nacional na África do Sul. No apartheid os direitos da maioria dos habitantes foram cerceados pelo governo que era formado pela minoria branca dominante da nação.



Escola Bíblica Dominical com a Umadecc
Ensaio com os jovens e reunião com os coordenadores



Com o profº Ronaldo Jesus

15 de Maio de 2016 - 8h30 

Rua Vicenzo Bellini, 180
Parque Cocaia (Grajaú)
São Paulo / SP

Assembleia de Deus - Ministério do Belem
Setor 52 - Parque Cocaia






Edição: Fernando Jesus

Comunicação Umadecc
Setor 52 - Parque Cocaia

Pastor presidente: José Wellington Bezerra
Pastor setorial:  Ezequias Henrique

Coordenação
Pastor Erisvaldo Ciriaco
Eber Pedro



11 comentários:

  1. Dessa maneira! Há pouco cefeiro para ir ao campo! Sensacional o texto!

    ResponderExcluir
  2. Esclarecedor o texto professor Ronaldo,é impressionante como uma súplica feita a mais de mil anos grita com tanta atualidade em corações ardentes e sedentos a prencher uma lacuna .
    Preocupei-me com os numeros crescentes de orfãos ,prostitutas,abortos e desigualdades ,enquanto a queda de idas missionarias também estampam paginas de jornais de forma assustadora. Se buscamos melhorar devemos saber onde estamos errando absurdamente.
    O homem vive em constante busca,desde as tribos e paises que nunca ouviu sobre um Deus,hà aqueles que tem em seu coração duvidas,endagando- se sobre sua existencia,divindade ou se ele realmente se importa.
    Ao termino de minha leitura compreendi as indagações e humildemente permito- me descrever em versos uma resposta ao mundo;

    O mundo sò precisa de Amor,
    O mundo sò precisa de Deus,
    Deus é o Amor.

    Nilzete francisca de souza

    ResponderExcluir
  3. Entendo que pra nos que dizemos que somos agraciados com a verdade, a palavra "entrega" de ser parte da nossa ação e reflexão diária. Pois se entregamos a nossa vida para o senhor Jesus por que não sujeitamos a Ele a nossa vontade ?.HOJE Entendo que qualquer pessoa que se submeta a vontade de Deus, este sim realiza a missão que DEUS QUER.

    ResponderExcluir
  4. Entendo que pra nos que dizemos que somos agraciados com a verdade, a palavra "entrega" de ser parte da nossa ação e reflexão diária. Pois se entregamos a nossa vida para o senhor Jesus por que não sujeitamos a Ele a nossa vontade ?.HOJE Entendo que qualquer pessoa que se submeta a vontade de Deus, este sim realiza a missão que DEUS QUER.

    ResponderExcluir
  5. Excelente texto. Infelizmente é triste destacar que ainda existem pessoas que carecem do evangelho, e que poucos estão dispostos para realizar essa missão. No entanto, muitos se equivocam ao indagar o não poder evangelizar fora do país, sendo que em seus próprios bairros, escolas, faculdades, trabalhos e até mesmo dentro de suas próprias famílias existem pessoas carentes por não conhecer a Cristo. Nossa missão é contribuir e interceder por aqueles que realmente estão dispostos a evangelizar as nações, e clamar para que Deus levante mais missionários que vão por amor a Deus e ao próximo. É nítido e perceptível o quanto o mundo precisa de Deus.
    Ide por todo mundo, pregai o evangelho a toda criatura.

    Deus te abençoe Ronaldo!

    ResponderExcluir
  6. Nossa, fico impactada com o tanto de pessoas não alcançadas ainda...
    "Como ouvirão se não há quem pregue
    Como pregar se ninguém se dispõe a ir
    Como crerão naquele
    De quem nada ouviram"
    Nós temos que nos mover pois esse partido tem que vim de nos primeiramente, não falo só no modo de ir em países diferentes e sim abrir nossas bocas nas ruas pra falar de JESUS. Deus não vai só se agradar por aqueles que saem do país, e prega pra pessoas la fora... primeiramente temos que evangelizar as pessoas ao nosso redor, nossa família, amigos etc. Assim Deus vai nos capacitando para estar preparados pra ir ao redor do mundo. A palavra de Deus não é brincadeira, tem que haver orações em prol das missões e dos missionários que já estão la fora que dão sua vida pra falar de JESUS, TEMOS QUE ESTAR SEMPRE INTERCEDENDO POR ELES . E também nós temos que estar disposto a dizer a Deus "eu vou!" "Eis me aqui"... Esse blog já é um modo de pregar pois qualquer um pode vim parar aqui, parabéns pela iniciativa de vocês, que Deus te abençoe Ronaldo grandemente, e que você continue com esses textos excelentes, e que Deus venha te dar sabedoria a cada dia mais. Você e sua família estão em minhas orações. ♥♥♥

    Um abraço

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Muito bem o texto, fiquei a refletir sobre ainda haver lugares onde a bíblia não chega com idiomas adequados à população,e no fato de que, e se em todos lugares a bíblia fosse de fato acessível a leitura de todos,todos a leriam?!
    Sim,ainda parece qUE estamos no tempo em q só os papas e cardeais detiam o domínio das escrituras,e digo porque mesmo aos lugares onde o idioma é acessível a população,ainda assim pouco se lê,e muito se espera qUE de fato a igreja cumpra com seu papel de anunciar as escrituras e esplana-lá aos povos!...

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  11. Muito bacana!
    o texto é ótimo, com certeza conseguimos compreender as informações transmitidas pelos argumentos fantásticos desse magnifico texto.

    ResponderExcluir