quarta-feira, 22 de junho de 2016

Jovens da Umadecc fazem parte dos 105 Anos da Assembléia de Deus

*Por Fernando Jesus




No dia 18 de junho foram celebrados os 105 Anos da  Assembleia de Deus. Dois jovens missionários suecos - Daniel Berg e Gunnar Vingren, que só vieram a se conhecer nos Estados Unidos da América (EUA) e foram enviados para Belem do Pará, no Brasil - começaram essa grande obra anunciando uma mensagem simples (o pouco que aprenderam do português inicialmente) que alcançou e tem alcançado milhões pelo Brasil e mundo: "Jesus Cristo salva, Jesus Cristo cura, Jesus Cristo batiza com o Espírito Santo e Jesus Cristo leva o crente para o céu". Vejamos um pouco dessa história que começou com dois jovens, e hoje você, jovem da Umadecc, faz parte da mesma - e está em suas mãos a nobre tarefa de continuá-la.

Da Suécia para os Estados Unidos Daniel Berg e Gunnar Vingren partiram. Vindo somente a se conhecerem, como citado, em território norte-americano. Foram batizados com o Espírito Santo na virada do século XIX e início do século XX; e, guiados pelo Espírito Santo, assim como vemos com os primeiros cristãos no livro de Atos dos Apóstolos, partiram para o Brasil. Mais especificamente para Belem do Pará, no norte do país.                                            


Pioneiros: Daniel Berg e Gunnar Vingren / CPAD

Berg e Vingren não conheciam a cultura e a língua do Brasil, não tinham dinheiro e vieram de navio para o país - como passageiros de terceira classe. Foram longos e exaustivos catorze dias de viagem, chegando em 19 de novembro de 1910.

Os jovens foram recebidos na Igreja Batista de Belem do Pará. Duas irmãs, Celina Albuquerque e Maria Nazaré, foram as primeiras a crerem na mensagem que acentuava a promessa do batismo com o Espírito Santo. No dia 2 de junho de 1911 a irmã Celina foi a primeira brasileira a receber a promessa. Nos dias posteriores 20 cristãos batistas foram batizados e foram convidados a se retirarem da igreja.

Então eles se reuniram na residência da irmã Celina Albuquerque e fundaram a igreja Missão da Fé Apostólica. Depois a igreja se transferiu para outro endereço e foi registrada (em 1918) como Assembleia de Deus - mesmo nome adotado pelas igrejas pentecostais dos EUA em 1914. Não demorou muito tempo para essa obra se espalhar pelo Brasil e pelo mundo.


Pioneira da AD: Celina Albuquerque

No dia 22 de maio - sob a direção do pastor presidente José Wellington Bezerra da Costa, pastor setorial Henrique da Silva, coordenador da Umadecc pastor Erisvaldo Ciriaco e dirigente local evangelista Carlos Cleiton Alcântara - foi realizado o "Culto Jovem Anos 80 - Resgatando as Raízes" na congregação de Vargem Grande I, da Assembleia de Deus - Ministério do Belem - Setor 52 - Parque Cocaia.  Essa reunião foi permeada por músicas que fizeram a história da Assembleia de Deus nos anos 80, que trouxeram lembranças e um convite à "voltarmos ao primeiro amor". Tema propício para ser lembrado nessa comemoração dos 105 Anos das Assembleias de Deus no Brasil

Nesse culto temático - Anos 80 - todos os departamentos da igreja (crianças, adolescentes, jovens...) louvaram ao Senhor com "hinos antigos", que muitos nem lembravam mais, mas ao serem entoados as letras e melodias vinham à mente. A orquestra local, regida pelo maestro Paulo Henrique, adorou ao Senhor, juntamente com a igreja, com os hinos da Harpa Cristã - hinário oficial das Assembleias de Deus.

Os grupos de adolescentes ("Ágape") e jovens ("Vencedores por Cristo") cantaram juntos a música "Outra vez", de Armando Filho.  Os irmãos Paulo e Ana Serafim louvaram ao Senhor com a música "Feliz serás", da cantora Denise. As crianças ("Valentes de Davi") cantaram a música "Meu barco é pequeno", do grupo "Três Palavrinhas".

A regente dos jovens Joelma Souza e o cooperador Fernando Jesus também louvaram ao Senhor. Esses com a canção "Se isso não for amor", na versão original de Luiz Carvalho & Denise. Um momento especial no culto onde o Espírito Santo atuou de forma poderosa na igreja com a manifestação de dons espirituais. Um resgate às nossas raízes cristãs. Ao mover que incendiou os EUA e dois jovens suecos. O preletor da noite foi o evangelista Jonas (Setor 52 - Parque Cocaia).

A iniciativa de um culto com essa temática é justamente a de "voltarmos ao primeiro amor", resgatarmos nossas raízes cristãs e a simplicidade do Evangelho que muitas vezes perdemos com o tempo e as ocupações da vida. História essa, a da Igreja, que se iniciou com um casal de jovens pobres e um menininho em Nazaré; com 12 discípulos que não entendiam tudo o que o Mestre ensinava mas acreditavam "Ele ter a vida eterna"; com 120 discípulos reunidos e acuados após a morte de Cristo; com uma pregação cheia de amor de um homem de "gênio forte" onde 5 mil homens se converteram (sem contar as mulheres e crianças que estavam no local)...


Lágrimas: jovens do Residencial Cocaia 1 / KF

Com a Igreja Primitiva cujos irmãos eram conhecidos como os seguidores do "Caminho"; que atravessou as fronteiras do mundo conhecido com um desbravador do Evangelho conhecido como "Paulo, o apóstolo dos gentios"; que impactou a muitos com homens como D. L. Moody e John Wesley; que sacudiu os guetos e as gangues de New York com o pastor David Wilkerson; que revolucionou a América e o mundo com o pastor Martin Luther King; que encheu estádios de futebol para ouvir um homem chamado Billy Graham sem precisar de artistas famosos ou celebridades, somente para ouvirem o Evangelho...

Que trouxe grandes avivamentos como o Avivamento da Rua Azuza nos Estados Unidos com figuras notórias como a do pastor William J. Seymour; que impactou a vida de dois jovens suecos que saíram da Europa e se conheceram na América do Norte, e impulsionados pelo Espírito Santo pararam em uma praça em Belem do Pará, onde na época eles só viam costumes estranhos aos deles, uma língua desconhecida e não entendiam o que Deus lhes reservava.


Poder de Deus: vigília com a Umadecc / Karol Fernandes

Esses dois rapazes foram os fundadores da Assembleia de Deus no Brasil. Pioneiros nessa obra centenária que tem tantos e tantos nomes conhecidos e outros que fazem um grande trabalho voluntário e não visto pelo grande público mas tem tudo registrado nas memórias eternas.

Nomes como o de Frida Vingren (esposa do missionário Gunnar Vingren), Nels Nelson, Viktor Jansson, Ana Carlson, Beda Palma, Gay de Vris, Augusta Anderson, Ester Andersson, Elisabeth Johnson, Ingrid Andersson, Herbert Nortdlund, Symon Lundgren, Bruno Skollimovski, Orlando Boyer, Ethel Beebe, J. P. Kolenda, Bernhard Johnson Jr, Cicero Canuto de Lima, Paulo Leivas Macalão, José Amaro, Estevam Ângelo, Alcebíades Vasconcelos, Celina Albuquerque, o teu pastor, aquela senhorinha simpática que chega cedo todos os cultos de domingo e limpa os bancos de tua igreja, você...

Culto com a Umadecc

Todos fazemos parte dessa história de 105 anos, com mais de 66 milhões de assembleianos espalhados pelo mundo, e mais de 22,5 milhões no Brasil. Sem contar os outros milhões de cristãos que compõem a Igreja de Cristo pelo mundo. E você, jovem, é, como cantamos com nossa Harpa Cristã, "um dos tais, um dos tais..."


*fernandojesus2012@hotmail.com


Comunicação Umadecc

Karol Fernandes
Fotografia

Fernando Jesus 
Jornalismo


Assembleia de Deus - Ministério do Belem
Setor 52 - Parque Cocaia

Rua Vicenzo Bellini, 180
Parque Cocaia (Grajaú)
São Paulo / SP 


                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                          


Nenhum comentário:

Postar um comentário