quinta-feira, 16 de junho de 2016

Profº Ronaldo Jesus ensina na EBD com a Umadecc

Por Fernando Jesus


EBD: pastor Erisvaldo Ciriaco e profº Ronaldo Jesus / FJ


No dia 15 de maio de 2016 foi realizada, às 8h30, a Escola Bíblica Dominical (EBD) com a Umadecc. Sob a direção do pastor presidente José Wellington Bezerra da Costa, pastor setorial Ezequias Henrique da Silva e pastor Erisvaldo Ciriaco (coordenador da União da Mocidade da Assembleia de Deus em Cocaia e Congregações - Umadecc) o professor diácono Ronaldo Jesus lecionou a "Lição 7 - O Papel da Esposa na Família", da revista "Lições Bíblicas Jovens - CPAD - Eu e minha casa - Orientações para a Família do Século XXI".


Adoração: hinos da Harpa Cristã / Fernando Jesus

A EBD com a Umadecc, como de costume, foi realizada nas dependências do templo sede do Setor 52 Parque Cocaia, situado à rua Vicenzo Bellini, 180. A reunião teve início com um período de oração e louvores da Harpa Cristã. Em seguida o pastor Erisvaldo Ciriaco cedeu a oportunidade para o profº Ronaldo Jesus ensinar aos jovens, coordenadores e regentes presentes. Após a EBD foi realizado o ensaio com a Umadecc e a reunião com os coordenadores de jovens do Setor 52.


Abertura: pastor Erisvaldo Ciriaco iniciando a aula / FJ

Segue abaixo uma síntese do ensino primoroso que tivemos com o profº Ronaldo Jesus (Bacharel em Teologia, Especialização em Hebraico e Aramaico Bíblico e Exegese do Antigo Testamento, Licenciatura em Filosofia, professor de Escola Bíblica Dominical e cursando Faculdade de Pedagogia).



Introdução: professor Ronaldo Jesus iniciando a aula /FJ



Amizades Perigosas - Qual é o tipo da sua?




"Diga-me com quem andas e te direi quem és" é um velho ditado que ressalta a importância de escolher bem seus amigos e parceiros.  As pessoas estão constantemente indo e vindo, esse fluxo pode parecer lento, mas a vida está sempre tirando e introduzindo novas pessoas na sua vida.


Comunhão: aula instrutiva e descontraída / FJ

Aqui está uma lista com algumas ações e intenções que devem servir de alerta para você reavaliar suas companhias:

  • Menosprezam os seus sonhos?
  • Semeiam conflitos?
  • Atitudes sarcásticas?
  • Vive tentando mudar você?
  • É desonesto?
  • Vive minando os seus objetivos?




O apóstolo Paulo advertiu: "Não se deixem enganar: "as más companhias corrompem os bons costumes" (1 Coríntios 15.33)



Viver em grupo requer de nós a comunicação - tanto entre o indivíduo e a sociedade, quanto entre o homem e a mulher. Viver em grupo é uma estratégia que leva a ser mais fácil sobreviver. 

"O homem é por natureza um ser social" (Aristóteles)



As relações sociais são mediadas por regras, normas e leis. Para o ser humano viver isolado é quase impossível. E viver em grupo é conflitante.  


"Amizade que acaba é porque nunca começou" (Mario Sergio Cortella)




As relações de poder na família atual são permeadas por um "conflito". Os direitos e deveres dos membros que compõem a família são revistos e constantemente debatidos. No patriarcalismo a figura é centrada no pai/marido, há uma divisão sexual no trabalho. O homem é o provedor, e a mulher atua no âmbito doméstico. No atual momento temos a chamada "crise do modelo patriarcal": distanciamento do ambiente doméstico, aumento da participação econômica por meio da atividade remunerada, a industrialização e a urbanização.




As 10 virtudes de uma mulher feliz, brilhante, adjuntora

  1. Ela é piedosa
  2. Ela é preciosa
  3. Ela é confiável
  4. Ela é generosa
  5. Ela é abençoadora
  6. Ela é trabalhadora
  7. Ela é organizada
  8. Ela é generosa
  9. Ela é elegante
  10. Ela é educadora 



Anulando preconceitos e inverdades ditas por anos e anos, para o judeu a mulher não é (e nem nunca foi) tratada como a "dona de casa", mas sim como, transliterado do Hebraico "akeret ha bait", "o princípio da casa", o "fundamento da casa". Sem ela a casa rui, desmorona. Ela é "Ezer" (Hebraico), a auxiliadora. Em relação aos filhos socorre, defende e protege. A mulher foi criada para gerar. A semente da vida, dos sonhos, a semente da salvação. 

E quanto à palavra "submissão" outro erro precisa ser corrigido. Submissão não é:
  • escravidão;
  • autonomia;
  • possessão;
  • competição;
  • exclusividade da mulher;
  • inferioridade da mulher;
  • da esposa para todos os homens

Submissão, no sentido original e correto da palavra é "obediência voluntária". Pontuando que o jovem namorado não tem direito e nem razão sobre a jovem. Fique isso bem claro! Submissão é a forma mais sublime para o sucesso entre o homem e a mulher,

A mulher, nas palavras dos sábios e poetas, merece um lugar de destaque na sociedade. Afinal, ela é o maior exemplo para a humanidade, o maior milagre, a realização mais bela. 

"A mulher virtuosa é a coroa do seu marido, mas a que procede vergonhosamente é como apodrecimento nos seus ossos" (Provérbios 12.4)



Profº Ronaldo Jesus
Cultos, palestras e eventos
(11) 98606-6404
celular/whats


Percebe o aprendizado que deixa para trás quando não participa da Escola Bíblica Dominical? Não perca mais a oportunidade de grande aprendizado que tem (gratuitamente) em sua igreja. Frequente a EBD de sua igreja. 




Domingo é dia de EBD com a Umadecc com o professor diácono Jeferson Plínio, coordenador dos jovens da congregação Residencial Cocaia 1. O tema da aula será "Lição 12 - A Família de Jesus" - Lições Bíblicas Jovens CPAD - "Eu e minha casa - Orientações da Palavra de Deus para a Família do Século XXI". Serão estudados tópicos como o exemplo de um jovem casal (José e Maria) em comprometimento com a vontade de Deus para suas vidas, o motivo de Jesus ter sido criado por uma família pobre e quais as semelhanças da "família de Jesus" com as nossas.  





Confira mais fotos em nossas páginas oficiais no Facebook e Instagram

Clique nos links abaixo e nos siga




Texto/Fotos: Fernando Jesus

Comunicação Umadecc






Pré Encontro com a Umadecc

"Jovens comprometidos com Cristo" 
Marcos 8.34-38

05/08 (sexta) - 19h
06/08 (sábado) - 18h 
07/08 (domingo) - 9h 

Marque na sua agenda!









Assembleia de Deus - Ministério do Belem
Setor 52 - Parque Cocaia

Rua Vicenzo Bellini, 180
Parque Cocaia (Grajaú)
São Paulo / SP 









5 comentários:

  1. "A mulher, nas palavras dos sábios e poetas, merece um lugar de destaque na sociedade. Afinal, ela é o maior exemplo para a humanidade, o maior milagre, a realização mais bela." sábias palavras realmente as mulheres devem ser vistas pela sociedade de forma mais amável, não de modo em que nós sejamos inferiores ou que não somos qualificadas o bastante para fazer parte da sociedade. Amei <3

    ResponderExcluir
  2. Sábias palavras, as mulheres são fundamentais na vida de um homem e vice-versa. Devemos ser respeitadas e admiradas por aquilo que somos e não pelo o que temos.. Adorei #ronaldoarrasa...
    By Nathalia.

    ResponderExcluir
  3. Eu estava no dia dessa EBD, que por conta foi excelente, concordo com tudo e assino em baixo (não só pelo fato de eu ser mulher). A mulher é a "alma" da casa, ela é quem coloca alegria no lar, claro seguindo as virtudes de uma mulher sucedida, também não adianta querer ter um lar sucedido se não faz as coisas por merecer. Não é a mulher quem edifica o lar?. Por mais que seja difícil, ainda mas se o homem for uma pessoa do "mundo" podemos dizer assim, para vencer uma guerra profetizar e orar é a melhor opção. É evidente que não podemos deixar os homens de lado, pela minha lógica, homem que é homem ama e cuida, e não segue padrões deixados pela sociedade, que é trabalhar "sustentar o lar" e esta tudo feito, penso que não é bem por ai... As atividades quanto na parte domestica, quanto na parte de trabalho tem que ser para os dois, os dois podem ser o alicerce da casa. Não necessário o homem ocupar o "espaço" da mulher e vice-versa, ai vira usurpadores. A mulher continuara a ser a edificadora do lar se não desmorona tudo. E assim será "A mulher virtuosa é a coroa do seu marido, mas a que procede vergonhosamente é como apodrecimento nos seus ossos"

    É isso ai Ronaldo grande exemplo,um abraço. Fica na paz.

    ResponderExcluir
  4. Ótimas palavras, resaltando um pouco sobre o que foi dito, devemos sempre pedir o direcionamento de Deus, em amizades, relacionamentos amoros, relacionamento com a família,a mulher tem um papel muito importante principalmente dentro de casa , deve agir com sabedoria para que possa edificar o seu lar, pois é ela que guia seu conjudê.
    Em marcos 10:6,9 diz;
    Mas no princípio da criação Deus "os fez homem e mulher". "Por esta razão, o homem deixará pai e mãe e se unirá à sua mulher, e os dois se tornarão uma só carne". Assim, eles já não são dois, mas sim uma só carne. Portanto, o que Deus uniu, ninguém separa...
    Assim deve um respeitar o outro e agir em concordância para que tenham harmonia. O casamento pode ser vivido na santidade desde que o casal veja o matrimônio como Deus o vê.
    Não queira viver como nas novelas, nos filmes ou como um vizinho e uma vizinha que não conhecem Deus. Queira viver um matrimônio segundo a força da Palavra e segundo a vontade do Senhor. É o próprio Deus quem vos dará a graça de viver a união conjugal apesar de todas as dificuldades que ela possa ter.

    Grandes palavras Ronaldo! Deus abençoe!

    ResponderExcluir
  5. Realmente muitos confundem o conceito de submissão, e como consequência padecem por falta do conhecimento. Por diversas vezes colocam mulheres em um patamar imerecido, nos chamam de frágeis, sensíveis e entre tantas outras opções de inferioridade. No entanto, existem mulheres com tamanha força e coragem que atraem grandes admirações. Quantas mulheres enfrentam dificuldades e cada uma as tornam fortes, resistentes e belos exemplos para a nossa geração. São aflingidas, mas não retrocedem. Sempre firmes para edificar seu lar, não por obrigação, mas por amor.
    É um dever da sociedade respeitar os valores da mulher, "Afinal, ela é o maior exemplo para a humanidade, o maior milagre, a realização mais bela."
    Admiro mulheres virtuosas e guerreiras, é uma honra aprender com parte delas.

    Como sempre, sábias palavras mestre Ronaldo.
    Deus abençoe!

    ResponderExcluir